Era uma vez uma obra prima




Quando vi pela primeira vez Era Uma Vez no Oeste ( Once Upon a Time in The West, 1968), eu tinha uns 17 anos. Um faroeste dos anos 60, o que uma adolescentes acharia disso? Assisti até o fim me surpreendendo, me encantando, e ao final, fiquei impressionada com a beleza das cenas sem muitos diálogos em que excelentes atores, planos inusitados e a trilha sonora de Ennio Morricone diziam tudo. Os olhos azuis de Henry Fonda fuzilando maldade e as músicas de Morricone... Inesquecível. Se tornou um filme especial para mim. Fiquei anos sem revê-lo, mas uns 15 anos, depois comprei o DVD, edição especial da Paramount com disco duplo e muitos extras. Amo a obra de Sérgio Leone, mestre de filmes com Clint Eastwood, ou seja, mestre dos mestres. Fiquei surpresa com o fato do filme não ter feito sucesso nos cinemas americanos na época em que foi lançado. Falta de visão total de quem determina para nós o que vamos ver. Ainda bem que existe DVD, Blu Ray e, principalmente, memória.  Era Uma Vez no Oeste está na lista dos melhores faroestes de todos os tempos junto com Matar ou Morrer, Por Um Punhado de Dólares e todos os filmes de John Ford. Leone e Morricone são dois gênios máximos do cinema. Rubens Ewald Filho comentou no BLOG dele o lançamento da edição especial dessa obra-prima em Blu Ray. Vale a pena ver e rever esse filme com roteiro de Bernardo Bertolucci e no elenco Henry Fonda, Claudia Cardinalle, Charles Bronson e Jason Robards.

Comentários

  1. Que maravilha este tipo de encontro eim, “Era Uma Vez No Oeste”! Sensacional, Ana! Obrigado por sua atenção ao meu blog! Fiquei feliz por ter gostado. Gosto muito de Machado sim, pra mim é o melhor. Mas me inspiro em tudo. Tudo que vejo, vivo, leio... Estou tentando escrever algo. Tento com tudo que possuo [sorrio]. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. I also own this DVD and love it. The first 10 minutes are unbelievable, no music - just sound effects, including that irritating fly!! My favourite scene is when we meet Jill for the first time as she gets off the train and the camera follows her from above as she walks into the bustling town to the soundtrack of Ennio Morricone. Morricone is an absolute genius!!! I love all his music. I really liked "Once Upon a Time in America" also. It had some devastating scenes that I will always remember. Amazing soundtrack too...

    ResponderExcluir
  3. Um dos melhores filmes de todos os tempos.

    http://blogdokley.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas