QUESTÕES DE FAMÍLIA - Um adeus sem arrependimentos

Fortalecido por um elenco feminino bem entrosado, o holandês “Questões de Família”, de Will Koopman, tenta ser leve ao lidar com um tema difícil: a proximidade da morte. 

As irmãs April, May e June são chamadas pela mãe para uma conversa. A matriarca está muito doente e os médicos disseram que o caso é irreversível. Com muita serenidade, ela diz às filhas que não pretende usar métodos para tentar prolongar seus dias. O desejo da mãe é morrer tranquila ao lado de sua família sem ter que se submeter a tratamentos tradicionais ou alternativos. A mãe quer apenas que as filhas cuidem de John, irmão delas que é autista.

Todas já têm uma vida própria e complexa. Como lidar com a perda e ainda dar conta do irmão? Questões de família que o diretor trata em tom agridoce. Há também o tema da morte assistida na Holanda. Polêmica em muitos países e que no filme é tratada como algo natural, mas ainda assim, uma questão relevante que sugere debate. 

Sem maior brilho, o longa é embalado por uma charmosa trilha jazzística, com destaque para “Here's to life”, na voz de Shirley Horn. Como diz a letra, a trama corre no clima “no complaints and no regrets”, sem queixas e sem arrependimentos.

QUESTÕES DE FAMÍLIA
Holanda | 2019 | 117 min. | Drama
Título Original: April, May and June
Direção: Will Koopman
Elenco: Linda de Mol, Patrick Duffy, Bas Hoeflaak
Em cartaz na plataforma Cinema Virtual

Comentários

Postagens mais visitadas