Meu querido Oscar
Quem ama cinema, ama o Oscar. Mesmo que às vezes ele seja um prêmio cafajeste. Os integrantes da Academia fazem escolhas absurdas às vezes. Só prá citar as mais escandalosas. Três dos maiores gênios da história do cinema passaram toda sua carreira de obras primas sem receber a estatueta. Estou falando de Charles Chaplin, Alfred Hithcock e Stanley Kubrick. Os dois primeiros receberam só um troféu especial, mesmo assim no fim da vida. Martin Scorsese um dos grandes cineastas vivos demorou uns 30 anos prá receber um Oscar. Cidadão Kane, o filme que está em todas as listas dos 10 melhores de todos os tempos, só recebeu um. De melhor roteiro. E os atores ? Tem cada lambança. Só prá citar uma que envolveu uma brasileira. Em 1999, Fernanda Montenegro concorria por Central do Brasil, com nada mais nada menos que Cate Blanchett, então atriz pouco conhecida, mas que depois se confirmou como uma das maiores estrelas do cinema atual, e Meryl Streep, a grande atriz americana da nossa era. Uma diva. Fernanda tinha sido premiada em Berlim e outros prêmios da crítica. Cate ficou com os mais importantes prêmios na Inglaterra e EUA, mas...quem ficou com o Oscar ? Gwyneth Paltrow, um atriz bem mais ou menos. O filme brasileiro Cidade de Deus está em todas as listas dos melhores filmes da década. Concorreu a 4 Oscars. Sabe quantos ganhou ? Nenhum. Então não é surpresa ver uma atriz bem fraquinha como Sandra Bulock ganhar um Oscar no mesmo dia que recebeu o prêmio de pior atriz. Prá quem não viu, Fernanda estava lá. E o mais legal é ouvir a deliciosa voz de Jack Nicholson.
Então ganhou Guerra ao Terror este ano. Merecido. É um grande filme. Mas Avatar também é. Apesar da história previsível, deram uma travada do megalomaníaco diretor James Cameron. Ele é arrogante, mas é grande, um grande criador. Fez um belo trabalho. Acho que deram apenas três Oscars prá ele, por pura maldade. Mas ele já foi bastante premiado nas bilheterias. E uma mulher ganhou, pela primeira vez, a melhor direção. Kathryn Bigelow faz história !
E como tem gente cafona no Oscar... Cada coisa... Como a Hilary Swank, uma atriz tão talentosa pôde ser tão vulgar ?
Matéria na Contigo
Penelope Cruz, vestida e bem vestida.
Vale ressaltar que este ano tivemos justiça, como o Oscar dado ao Cristoph Waltz, pela interpretação magistral em Bastardos Inglórios. Fiquei feliz pela Kathryn Bigelow. Só fiquei chateado pelo Tarantino....
ResponderExcluirFica pra próxima...
Eu tb adorei os Bastardos ! Melhor filme ! Adorei tb Guerra ao Terror.
ResponderExcluir